SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA E ELETRÔNICA
SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA
A sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária que se compõe de indicações luminosas acionadas alternada ou intermitentemente por meio de sistema eletromecânico ou eletrônico.
Tem a finalidade de transmitir diferentes mensagens aos usuários da via pública, regulamentando o direito de passagem ou advertindo sobre situações especiais nas vias.
A sinalização semafórica é classificada segundo sua função, que pode ser de:
– Regulamentar o direito de passagem dos vários fluxos de veículos (motorizados e não motorizados) e/ou pedestres numa interseção ou seção de via;
– Advertir condutores, de veículos motorizados ou não motorizados, e/ou pedestres sobre a existência de obstáculo ou situação perigosa na via.
FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
Pela terminologia normalmente utilizada, pode-se classificar os equipamentos de fiscalização de velocidade em 3 modalidades, todas providas de sistemas registradores de imagens dos veículos infratores:
RADAR FIXO
O radar fixo e a barreira eletrônica apresentam sistema de detecção de velocidade baseado na tecnologia de laços indutivos instalados no pavimento. a câmera é fixada em um poste metálico e os equipamentos eletrônicos são instalados em um gabinete também fixado em postes.
RADAR ESTÁTICO
O radar estático é um equipamento portátil, de fácil transporte e mobilidade, normalmente fixado em um tripé. Existem basicamente dois tipos de radar estático quanto ao princípio de medição de velocidade empregado:
– Doppler e Laser.
LOMBADA OU BARREIRA ELETRÔNICA
É o termo popular para redutor eletrônico de velocidade. O funcionamento é feito por meio de sensores, colocados na via de maneira espaçada, que captam a velocidade em que os carros estão transitando.