O município de Araucária é hoje referência também no quesito sinalização vertical e horizontal, devido aos investimentos feitos nos últimos anos e olhar minucioso voltado à segurança de motoristas e pedestres.

    Araucária será citada como case na 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU 2021, que acontecerá neste ano entre os dias 17 e 22 de maio. O tema é “Streets for Life”, ou “Ruas pela Vida”, defendendo os limites de 30km/h (#Love30) como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos misturam-se.

    Imagens de uma câmera de segurança que viralizaram na internet em 2019, em que uma garotinha atravessou correndo a rua Carlos Cavalcanti e não foi atropelada porque o veículo que descia a via estava respeitando o limite de velocidade, chegou ao conhecimento dos organizadores do evento. Isso gerou a curiosidade de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para entender de que forma a sinalização de trânsito vem sendo trabalhada desde então no município.

    O município de Araucária é hoje referência também no quesito sinalização horizontal e vertical, devido aos investimentos feitos nos últimos anos e olhar minucioso voltado à segurança de motoristas e pedestres. Desde o ano de 2017, o Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), investiu quase R$ 8 milhões em sinalização.

    Entre placas, tachões e pinturas nas vias, um dos apontamentos feitos pelos organizadores da 6ª Semana Global foi a sinalização horizontal nas vias acalmadas em Araucária. “Trata-se de uma legenda de velocidade superdimensionada com cerca de 3 metros, propositalmente feita para chamar a atenção dos condutores. Logo que iniciamos esse tipo de pintura, passamos a receber pedidos para que essa sinalização fosse implantada também em outras vias. Atualmente, ruas centrais, avenidas importantes de maior fluxo e o entorno de escolas e cmeis contam com as legendas de velocidade e todas as demais sinalizações verticais e horizontais pertinentes”, disse Luiz Gouvêa, engenheiro e autoridade de trânsito no município. A rua Carlos Cavalcanti é um bom exemplo que as legendas superdimensionadas dão certo, pois é, inclusive, a via em que o acidente com a garotinha foi evitado.

    Gouvêa também lembrou que as ruas das unidades educacionais possuem limite de 30km/h e todas as do centro da cidade 40km/h.

    “Demais vias que possuem características em que o Contran permite a velocidade máxima de até 60km/h, por precaução ainda limitamos a 50km/h”, complementou.

     

    6ª SEMANA GLOBAL E OS ODS

    A referida Semana será a oportunidade ideal para angariar ainda mais compromissos que visem garantir o cumprimento de velocidades baixas em vias urbanas. Ainda, na Semana, será destacada a vinculação entre os limites de 30km/h e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais Araucária apoia por meio do Decreto Municipal n° 32.311/2018 – “Dispõe sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da incorporação dos objetivos e metas da AGENDA 2030, das Nações Unidas, no Município de Araucária”.

  • Fonte:

    https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/municipio-de-araucaria/araucaria-noticias/noticia/2021/05/04/araucaria-sera-citada-na-6a-semana-global-de-seguranca-no-transito-da-onu-2021.ghtml